08/09/2016

SUPER PODER X RESPONSABILIDADE



Estava assistindo um vídeo*, quando me deparei com uma abordagem desafiadora utilizando a clássica frase que aparece em um dos filmes do super-herói Homem Aranha “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, mas a pergunta é, o que é tão fascinante ou fantástico nesta frase? Talvez não exista nada surpreendente no primeiro momento, mas se você ousar inverter a forma de aplicação da frase? Deixando-a assim: Se assumir responsabilidades, eu tenho poder para mudar minha realidade. Pensa comigo por um instante, quando mudo minhas atitudes, meu comportamento, minhas buscas e metas, com certeza vou influenciar tudo e todos que estão próximos de mim; se considerar que somos a média de quem nos rodeiam (pelo menos os 5 amigos mais próximos), podemos afirmar que somos diretamente influenciados por algumas pessoas, fato que podem nos conduzir a uma situação confortável,  sim, uma zona muito confortável, a de quando assumimos simplesmente a postura de reproduzir alguns comportamentos de algumas pessoas que admiramos, que consideramos bons exemplos, mas ao mesmo tempo crio um conflito proposital; e se eu assumir a responsabilidade de influenciar? De melhorar o nível de quem me rodeia? De aceitar que alguém próximo a mim se inspira em meu comportamento? Em minhas ações? Em meu desempenho profissional? E se eu assumir a responsabilidade de ser um exemplo a ser seguido? Pois é exatamente isso que tenho que fazer, assumir responsabilidades, focar 100% em resultados, não ficar reclamando o tempo todo, não ficar apontando o dedo para o outro. “Chega” tenho que assumir que a caminhada se desenvolve a partir dos passos que começo a dar; pra trás só ficam os caminhos que não devo trilhar, não quero que sua leitura pareça uma momento de auto ajuda, mas convido a você a assumir responsabilidades, pois, não querer fazer, é sua mente com medo de se frustrar, não deixe o medo te paralisar, mas ao contrário, use-o como estimulante para continuar a influenciar, existe um super-herói dentro de você e que pode salvar muitos inertes, ah, eles estão esperando você!!!


*Video Qual a média das 5 pessoas que você mais convive - Gabriel Goffi – High Stakes week: https://www.youtube.com/watch?v=-oLD5parQ4Q

3 comentários:

  1. Grande, Willl!!! Estou sem palavras para expressar o quanto esse texto veio no momento certo da minha vida, então, primeiramente muito obrigada por ter essas sensibilidade tão aflorada que alcança o nosso íntimo com palavras tão tocantes e impossíveis de não conseguir refletir sobre a nossa condição atual.
    Costumo dizer que tem o medo que paralisa e o que impulsiona, sou movida a desafios e por isso busco em situações motivos para buscar sempre o novo, mudar o que não me agrada, viver longe da inércia e assumir responsabilidades com a minha vida, com a minha felicidade!
    Arrisco dizer que quando não nos aceitamos, quando nos perdemos no meio do caminho por algum motivo, não conseguimos assumir responsabilidades pois vejo o "ser responsável" com algo é ter posse daquilo que você irá fazer o melhor, irá impactar, se envolver e quando nos encontramos perdidos essa doação não ocorre (na minha visão).
    Fundamental seria se todos fossem em busca do seu melhor, do exemplo a ser seguido como você bem falou! Estou em uma fase de mudança e sei que não será fácil, mas estou assumindo a responsabilidade com a minha felicidade, e sei que mudando o que não está bom (só depende de mim) vou conseguir impactar e influenciar pessoas com atitudes positivas, pois verão em mim uma realização que antes era inexistente!!! Bem, acho que ficou confuso colocar em palavras, mas certamente esse seu texto me trouxe um momento de muito reflexão e certeza de que tenho que seguir em frente! Forte abraço querido, Will!

    ResponderExcluir
  2. Ana Lúcia Santos Araújo09/09/2016, 15:29

    Não tem como não refletir sobre as responsabilidades e influências que exercemos em nosso entorno. Conviver é influenciar e ser influenciado mesmo nas pequenas coisas. Assim também é o fato de assumir com responsabilidade posturas e decisões que tornarão a vida de outrem um paraíso ou simplesmente um inferno. Podemos mudar nossa realidade, mas não antes de olhar o outro como um ser tão vivo, tão importante e tão cheio de necessidades e vontades como nós mesmos. Sejamos portanto, em dado momento altruístas e não idiotas( como diriam os gregos no tocante ao cidadão particular,que olha apenas para o próprio umbigo).
    Parabéns amigo, boa reflexão! Acaba de fazer com que eu repense em alguns paradigmas.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto, realmente dá uma chacoalhada, um ponta pé inicial para sair da inércia.

    ResponderExcluir