24/01/2020

ECONOMIA DA VIDA









Penso que a nossa vida, como ela é agora,  é muito louca, frenética (acho que ninguém usa mais essa palavra não é?), muito agitada, muito depressiva, muito cara, tudo nos arranca o olho da cara, mas, o importante é satisfazer, é ter, é ter o melhor ângulo para uma boa foto, é dizer com um baita sorriso estampado no rosto “É meu”, mas será que tenho tudo que quero mesmo? Será que posso tudo? O que me fortalece? Será que tenho pagado o justo mesmo? Será que meus bônus não tem sido meus prejuízos disfarçados? Vou em busca de tudo a todo custo, não me preocupo, custe o que custar eu vou até onde quero chegar. Tudo parece uma fala determinante, forte e encorajadora... é eu sei... Mas na verdade, por detrás dessas belas e singelas mascaras, tem um custo implacável, que não vai nos aliviar, que vai nos corroer e que a melhor forma é negligenciar.

Mas, fala sério, fala pra você mesmo, a sua vida tem sido ou não mais cara do que você tem pensado ou demonstrado? Quais os custos não são colocados nas nossas planilhas tão fantasticamente elaboradas? Quais os custos que tem mais nos paralisado do que proporcionado avanços significativos? Custos que constrói nosso atual estado, que constrói nossa falta de resultados. Quanto custa mesmo esse “medo cultural” que nos paralisa? Quanto custa me importar mais com o que os outros vão pensar de mim? Quanto custa o meu cinismo, a minha descrença e meu pessimismo de cada dia que eu me dou hoje e todos os dias? Quanto custa estagnar e infertilizar minha imaginação e criatividade? Quanto custa essa demora desgraçada em decidir e agir? Quanto custa essa minha cara lavada de ficar em cima do muro sem assumir uma posição? Quanto custa tudo que comecei e nunca terminei? Quanto custa tudo que poderia ser melhor se não fosse essa minha cara de pau de fazer tudo sob urgência, na tão aclamada “ultima hora”? Quanto custa, de verdade, a falta de respeito nos relacionamentos humanos? Quanto me custa não compartilhar meus conhecimentos e ideias? Talvez não te custe nada me responder, será que essa conta vai fechar? Calcula pra mim!!!



Missinho Borges
Paz e Rock and Roll

Nenhum comentário:

Postar um comentário