20/04/2017

A RESPONSABILIDADE É SUA !!!






Assumimos diariamente a responsabilidade de remodelar as histórias das pessoas que estão ao nosso lado, ou será que somos nós que estamos ao lado delas? Bem, não importa, importa o meu grau de responsabilidade na interferência da história da outra pessoa; mesmo que ela seja, aquela pessoa que consideramos como um desses invisíveis que estão espalhados, semeados, pulverizados em nossa caminhada diária. Como dizia Freud: Qual a sua responsabilidade na desordem pela qual você se queixa? Acredite, estou levando muito a sério quando digo que temos grandes responsabilidades sobre a história do outro. Faça uma pausa rápida nessa leitura e tente imaginar quanta gente você já conheceu, quanta gente você já abraçou, pra quanta gente você já olhou e disse “Uau, quanta saudade! ”, “Te amo muito”, “Conte comigo, você é meu amigo (a) e sempre estarei por perto” ou mesmo “nunca vou te abandonar” e todas essas frases típicas e recheadas de efeitos, que as vezes parecem mais com um punhado de chiclete que compramos na mercearia da esquina e distribuímos sem nos importar com a qualidade do mesmo. Pense um pouco agora, qual será o efeito causado no ouvido; no coração ou na alma de quem recebe um desses chicletes? Escrever sobre isso me fez lembrar de uma canção do grande ícone do Soul brasileiro, Tim Maia, que tem por título Azul da cor do mar, quando ele diz em uma de suas celebres frases o seguinte: Ver na vida algum motivo para sonhar. A intenção não é fazer algum tipo de análise do texto e contexto da canção, nem interferir na liberdade poética do Tim, mas, estou pensando em uma aplicação prática. Será que estou preocupado com os sonhos das pessoas? Será que penso se estou ou não interferindo, podando ou mesmo matando o sonho de alguém, pelo simples fato egoísta da busca pela conquista dos meus sonhos, dos meus anseios? Como é bom compartilhar tempo com as pessoas, como é bom contribuir com a felicidade do outro e o mais fantástico é saber que posso servir de ponte para ligar um alguém, do estado em que ela se encontra ao êxito; a felicidade ou a conquista que ela tanto sonha. Isso também me faz lembrar uma história que está na bíblia, onde dois caras (apóstolos) estão chegando a uma igreja e encontra um outro cara, com um tipo de deficiência física, pedindo dinheiro (esmola), mas aqueles dois caras disseram que não teriam nenhuma grana, mas o que eles tinham, eles iriam dar, então a história conta que eles disseram à aquele cara para levantar e andar e assim aconteceu. Não quero aqui discutir nenhum tipo de religião, se você acredita em milagres, na bíblia ou coisas desse tipo, quero falar sobre a disponibilidade daqueles caras em atender uma pessoa que era constantemente ignorada, a disponibilidade em observar o que realmente faria aquela pessoa feliz e se posicionar como um alguém que tem interesse em se responsabilizar pela felicidade do outro. Você já pensou em todas as vezes que você alterou a vida, o roteiro, o formato do pensamento de um outro alguém? Você já pensou o quanto você interferiu no curso da história de um outro alguém?  Será que você pode sorrir ou precisa pedir desculpas?



Pax e Rock and Roll 

Nenhum comentário:

Postar um comentário