06/10/2016

CARÁTER PRODUZ ARTE



E o tempo passou tão depressa! Mas, confesso que eu não percebi. Se tivesse que fazer tudo de novo, eu não tenho dúvidas que faria! Afinal, na infância eu queria os livros escolares dos meus irmãos para copiar as figuras. Lembro-me de algumas ilustrações até hoje. Já na adolescência, estudava Desenho Artístico. E levava a sério! Com 12 anos estudava no colégio pela manhã e passava muitas tardes trancado no quarto, estudando luz e sombra; perspectiva; anatomia e sonhando muitos sonhos! Admirava Michelangelo, Leonardo da Vinci e Rembrandt. Queria ser talentoso como eles e se me perguntassem o que gostaria de ser quando crescesse, não hesitaria: “Quero ser desenhista!”.
Tempos depois, quando fui estudar pintura em tela, me impressionei com os Impressionistas e também desejei pintar como eles! Numa época sem internet, passei longas tardes na Biblioteca Municipal, pesquisando sobre arte e artistas nos livros. Sabia que não seria fácil, mas quem disse que o que é fácil tem graça? Então, tive que começar a trabalhar e continuei estudando desenho artístico e pintura em tela. Fiz muitos cursos pagando com meu próprio dinheiro, e sabia que lutava por algo que nunca ninguém poderia tirar de mim.
Nessa época brincava dizendo que queria conhecer o MASP, e anos mais tarde o conheceria pela primeira vez através de um concurso de melhores frases da Folha de São Paulo, que escolheu alguns leitores para o curso de História da Arte na escola do museu. Quando entrei no MASP pela primeira vez, estava acontecendo a exposição do pintor Renoir e entrando no espaço da mostra, deparei com uma tela do pintor Manet, de quem era grande admirador. Emocionante! Os grandes mestres do Impressionismo ali, diante de mim!

Arte é emoção. E porque é emoção, mexe com os sentimentos. Sei que poderia ter abandonado tudo e seguido outra profissão. Mas, seria eu feliz? Já tentei desistir, afinal, dedicar tanto a um trabalho para ouvir que é caro, quando não é, desanima e frustra qualquer um. Mas todos os caminhos têm espinhos, e eles ferem. Porém, há um destino a chegar e espinhos jamais frustrarão esta chegada. Afinal, Deus não erra. O que Ele coloca em nossas mãos, foi depositado em plena confiança a nossa capacidade em desenvolver. E se Ele acredita em mim, porque eu não deveria acreditar? No próximo ano, completam-se 32 anos que um menino começou a sonhar com arte e nunca mais parou.  A contagem regressiva já começou! Chorei, mas também sorri. Desisti, para bem rápido retomar de onde parei. Desanimei, para que logo alguém me ajudasse a ficar em pé novamente. Afinal, insisti, e por isso ainda estou aqui!

                                     



Marcos Rodrigues, é desenhista artístico e designer gráfico; mora em Americana (SP), é membro da Igreja Presbiteriana do Brasil. Visitem sua page no Facebook.

O Texto e todos os desenhos pertencem a Marcos Rodrigues


Paz e Alegria!!!

7 comentários:

  1. Muito bom o texto e lindos os desenhos, parabéns pelo talento!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu irmão Marcos Rodrigues.

    ResponderExcluir
  3. Sim, por falar em impressionistas, tenho que dizer que é impossível não se impressionar com tanto talento!!! Texto incrível, emocionante e que nos impulsiona a buscar aquilo que almejamos. Muitos espinhos no caminho, mas que são necessários para a trajetória de sucesso já que são em meio as dificuldades que passamos a encarar o sucesso com mais gratidão e orgulho! Se fosse fácil!? Se fosse rápido!? Se fosse flores!? O que teria para contar e encorajar ou melhor impressionar!? Sucesso, grande artista! Esse dom Deus te deu e ninguém tem igual. Parabéns! Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Rafaela! Tudo para a glória de Deus. Se quiser conhecer mais sobre meu trabalho, entre em minha fanpage no Facebook: Marcos Rodrigues Desenhista.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Rafá sempre bom ler seus comentários, demonstrando uma percepção e nobreza de coração imensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Will, gratidão pela sua pessoa que emana tanta gentileza e amor!!! Sucesso meu querido! ❤

      Excluir